AINFOWeb

Instruções para recuperação de informação

1. Introdução

O AINFOWeb é um software de recuperação de informação utilizado para consulta online às bases de dados Acervo Documental, Coleção de Periódicos, Cadastro de Recursos Humanos e Cadastro de Instituições que são gerenciadas pelo AINFO 2001. Foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, em atendimento à demanda das Bibliotecas da Embrapa, com o objetivo de viabilizar o acesso, via Web, às informações técnico-científicas contidas nas referidas bases de dados.

Permite a combinação de operadores booleanos e recursos como truncagem, mascaramento, busca por proximidade e frase, oferecendo inúmeras possibilidades na formulação de estratégias de busca.

Este manual apresenta as informações básicas para sua utilização.

2. Abrindo uma base de dados

Para abrir uma base de dados, é preciso clicar sobre o campo Base de Dados e escolher uma das opções apresentadas. Uma vez aberta, o nome da base selecionada aparecerá neste campo e na parte superior da tela. Não é possível abrir duas bases de dados simultaneamente. Para trabalhar com outra base, deve-se repetir o procedimento acima descrito. Ao abrir uma segunda base, a primeira será automaticamente fechada.

3. Selecionando a quantidade de registros a serem apresentados por página

O software apresenta até 50 registros por página, sendo que o usuário deve escolher a quantidade a ser apresentada por página, clicando sobre o campo Registros por página: e escolhendo a opção desejada. O padrão é a apresentação de 10 registros.

4. Recuperando informação

Selecionada a base de dados a ser consultada e configurado o número de registros a serem apresentados por página, é possível digitar a expressão de busca, utilizando os seguintes recursos:

4.1. Operadores booleanos

Termos de busca podem ser combinados entre si através de operadores booleanos (e, ou, e nao):

4.2. Truncagem

O asterisco (*) colocado à direita do termo, tem a função de recuperar todos os termos com o prefixo ou radical dado. Exemplo: a expressão brasil* recupera Brasil, brasileiro, brasileira, brasileiros, brasileiras, Brasília, brasiliense, brasilis, etc.

4.3. Mascaramento

O mascaramento (?) tem a função de substituir qualquer caracter em um termo de busca. Por exemplo, a expressão: bra?il recupera Brasil e Brazil. Esse recurso deve ser utilizado para recuperar palavras com ou sem acentuação. Exemplo: informa??o recupera informação e informacao.

4.4. Busca por proximidade

O comando proximo recupera termos adjacentes, ou seja, que aparecerem próximos no mesmo campo do registro. Exemplo: lagarta proximo soja recupera lagarta da soja.

4.5. Busca por frase

É possível recuperar frases e expressões, colocando o termo ou a expressão de buscas entre aspas (“). Exemplo: “cruz das almas”. Também é possível compor expressões de busca utilizando aspas, truncagem e/ou mascaramento. Exemplo: "tecnologia na agr*", ou "gl?cine max".

É possível, ainda, recuperar frases ou expressões que contenham . (ponto), : (dois pontos) e ; (ponto e vírgula), como, por exemplo, endereços eletrônicos e nomes completos de autores, da forma como aparecem no Acervo Documental. Exemplos: "amsm@terra.com.br", "madeira netto, j.s"

Observação: No caso da recuperação de nomes de autores, o último ponto não deve ser digitado. Ou seja, no caso do exemplo acima, deve ser digitado "madeira netto, j.s" e NÂO "madeira netto, j.s."

A combinação de operadores booleanos, truncagem, mascaramento e busca por frase, oferece inúmeras possibilidades na formulação de estratégias de busca. Faz-se necessário assinalar que no AINFOWeb não é possível executar buscas por campos numéricos, como, por exemplo, no Ano de Publicação. Também não é possível recuperar campos no formato data, a não ser digitando-as como frases. Exemplo: "18/12/1995". Outros recursos existentes no SIR não estão disponíveis no AINFOWeb: busca em um determinado campo, seleção de registros e reaproveitamento de buscas anteriores.

5. Apresentação dos resultados da busca

Após ter digitado a expressão de busca no campo Expressão de busca e ter clicado sobre o botão Pesquisar, os resultados da busca realizada são apresentados em pacotes de 10 a 50 referências, conforme descrito no item 3 destas instruções de uso. Na parte superior da tela aparecem as seguintes informações: expressão de busca, número de páginas, total de registros recuperados, número da página e do registro que está sendo mostrado e tempo gasto para a realização da pesquisa.

Exemplo:

Busca por: software e design
Página(s) [ 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ]
Total de registros recuperados: 242         Mostrando registros 1 a 30
Tempo decorrido: 1,250 s

No caso deste exemplo, foi feita uma busca de todos os registros que continham as palavras software e design, foram recuperados 242 registros, que estão sendo apresentados em 9 páginas, cada uma com 30 registros. A navegação nos registros recuperados deve ser feita através das páginas.

Imediatamente abaixo deste cabeçalho, são apresentadas as referências bibliográficas recuperadas, ranqueadas pelo número de ocorrências em que os termos de busca aparecem nos registros, do maior para o menor. Sendo assim, as referências mais relevantes apareçam na frente das referências menos relevantes.

Nesta primeira tela, as referências são apresentadas em um formato resumido: autoria, título, edição, fonte, número de páginas, série e notas, bem como a classificação, o cutter e a identificação do documento, composta por tipo do documento, número de registro e a informação se o documento está disponível nas estantes ou não.

O hyperlink de cada registro recuperado retorna um registro completo em forma de tabela apresentando todos os campos não vazios, inclusive resumo ou sumário da obra. Neste formato, os termos ou frases utilizados na expressão de busca aparecem destacados, em vermelho. No formato resumido, esse destaque não é feito. Considerando que, em cada base de dados, alguns campos existentes no AINFO 2001 não são apresentados no AINFOWeb, havendo a recuperação de um determinado
termo em um desses campos, o registro é apresentado normalmente, sendo que o termo de busca não será, portanto, visto.

6. Imprimindo os resultados da busca

Para imprimir os resultados da busca, devem ser utilizados os recursos disponíveis no navegador em uso.